Linguagem de Programação para Iniciantes – As 7 Melhores

Saber como codificar pode revelar uma grande variedade de possibilidades, desde promissoras oportunidades de emprego até a capacidade de criar seus próprios aplicativos. Com tantas linguagens de programação por aí, no entanto, descobrir por onde começar pode ser um pouco intimidante. A pergunta é qual linguagem de programação aprender?

Listamos linguagens de programação para iniciantes para começar a aprender o código abaixo, com base em vários fatores, incluindo nível de complexidade e demanda geral.

Veja esse artigo aqui falando sobre: Como ser um hacker iniciante.

As melhores linguagem de programação para iniciantes

Nenhuma linguagem de programação é fácil de aprender, mas os graus de dificuldade podem variar significativamente de um para o outro. Portanto, é importante não mergulhar no fundo da sua primeira tentativa.

Vamos começar por:

Linguagem de Programação Ruby

Com uma sintaxe relativamente fácil de usar que faz com que seja um ponto de partida lógico para novos desenvolvedores, o Ruby oferece um nível de legibilidade não encontrado na maioria das linguagens de programação. Na verdade, é amplamente referida como a linguagem de codificação que mais se assemelha às línguas faladas, como o inglês, em termos de construção e fluxo sensível.

Ruby é uma linguagem tipificada dinamicamente, o que significa que os tipos de variáveis são verificados em tempo de execução, em oposição a essa validação que ocorre em tempo de compilação. Como esses tipos não são verificados até a execução do código, é uma linguagem muito mais indulgente para os programadores novatos.

Mesmo que essa linguagem seja ideal para iniciantes, não é apenas um trampolim e pode ser muito poderoso quando usado em conjunto com o framework Rails – um duo comumente chamado de Ruby on Rails, encontrado frequentemente em desenvolvimento web orientado a banco de dados, incluindo vários sites e serviços conhecidos.

Há desvantagens que acompanham a flexibilidade e a simplicidade do Ruby, no entanto, uma delas é seu desempenho e velocidade menos impressionantes quando comparado a outras linguagens populares. Preocupações de escalabilidade também são expressas sobre essa linguagem de propósito geral, embora em alguns casos isso possa não ser justificado.

Limitações percebidas à parte, o Ruby pode servir como uma excelente linguagem inicial que, por sua vez, pode ser bastante útil depois de dominada.

Sistemas Operacionais Suportados para Programação: Android (através de múltiplos aplicativos de terceiros), iOS (via RubyMotion ou um aplicativo similar), Linux (distribuições mais populares), macOS, Windows.

Linguagem de Programação Python

Outra linguagem de propósito geral, o Python também é recomendado para iniciantes, pois você pode aprender a criar scripts de funcionalidade básica no primeiro dia ao seguir um bom tutorial. Não só é útil para entender conceitos fundamentais de codificação, mas também ter conhecimentos em Python é uma habilidade cada vez mais desejada em vários setores.

Empregado no back-end de alguns serviços importantes, incluindo Instagram e YouTube, e também muito utilizado por cientistas de dados no que se tornou um campo em rápido crescimento, o Python é usado até para criar jogos de vídeo em conjunto com a biblioteca PyGame.

Assim como no Ruby, você pode atribuir uma string a uma variável que inicialmente continha um inteiro, e vice-versa. É importante que você esteja aprendendo que você usa a natureza flexível do Python para o bem, e não para desenvolver práticas de codificação malfeitas. Como normalmente há menos código e, portanto, menos digitação é necessária do que em muitas outras linguagens, deve ser ainda mais fácil se concentrar na estrutura e sintaxe adequadas à medida que você avança.

Sistemas Operacionais Suportados para Programação: Android (através de múltiplos aplicativos de terceiros), iOS (via Pythonista ou um aplicativo similar), Linux (distribuições mais populares), macOS, Windows.

Linguagem de Programação HTML5 e CSS

Vamos tirar isso do caminho: não são linguagens de programação, como são tipicamente definidas. Dito isto, eles são acessíveis e fáceis de aprender.

HTML e CSS não são o mesmo idioma e não são termos intercambiáveis de forma alguma. Com isso dito, nós os combinamos aqui, já que muitos codificadores preferem aprender CSS em paralelo com o aprendizado de HTML – a principal razão é que eles são o design, a exibição e até mesmo o comportamento da página da Web (e de outras saídas baseadas na Web).

HTML é uma linguagem de marcação e, portanto, utiliza tags para definir todos os elementos dentro do que é essencialmente um documento. Este documento, quando construído adequadamente, pode ser renderizado em um navegador da Web ou outro mecanismo de exibição compatível. Enquanto isso, o CSS determina como esses elementos HTML serão exibidos, assumindo o controle do layout da página.

O HTML5, em particular, tornou-se cada vez mais popular para a criação de aplicativos para smartphones, dissipando a noção ultrapassada de que essa combinação só é útil ao programar sites. Não é extremamente difícil e, portanto, serve como outra linguagem inicial ideal para desenvolvedores iniciantes.
Sistemas Operacionais Suportados para Programação: Android, iOS, Linux, macOS, Windows.

Próximo nível para quem já não é mais iniciante.

Uma vez que você tenha alguma experiência em programação, de preferência com um ou mais linguagens discutidos acima, é hora de mergulhar em algo um pouco mais avançado.

Linguagem de Programação JavaScript

Embora não seja sem seus detratores, o JavaScript é uma aprendizagem obrigatória se você planeja desenvolver para qualquer dispositivo habilitado para a web. Ainda a linguagem de programação mais popular do mundo, o JS é usado para manipular a saída de HTML e CSS, entre outras coisas. Ter um entendimento decente sobre os três não faz de você necessariamente um desenvolvedor da web de pilha completa, mas permite que você crie potencialmente uma presença da web de ponta a ponta.

Notavelmente mais difícil de aprender do que os idiomas mencionados, o JavaScript é amplamente responsável por atualizações imediatas, recursos interativos, animações e outros elementos não-estáticos que você pode encontrar em uma página da Web ou em outra saída baseada na web.

É Recomendado vivamente que o JavaScript seja o seu próximo passo, caso seja interessante no desenvolvimento da Web, mas não antes de se sentir confortável com HTML e CSS de antemão. Entender a estrutura orientada a objeto do JS pode parecer assustador no começo, mas cultivar esse conjunto de habilidades pode levar você muito longe, tanto pessoal como profissionalmente.

Sistemas Operacionais Suportados para Programação: Android, iOS, Linux, macOS, Windows.
Java

Também orientada a objeto, essa linguagem de propósito geral é geralmente a arma de escolha ao codificar aplicativos para serem executados nas plataformas mais populares, como Linux, macOS e Windows. O Java também é a principal linguagem do sistema operacional Android, portanto, o mais usado na criação de aplicativos para esse sistema operacional.

Seu slogan ‘escrever uma vez, execute em qualquer lugar’ destaca essa grande compatibilidade que, junto com seu núcleo poderoso e abrangente Java Runtime Environment (JRE), torna o Java uma opção atraente para programadores individuais e grandes lojas de desenvolvimento. Embora certamente não seja tão fácil de aprender quanto as linguagens que abordamos até o momento, a Web contém um tesouro de materiais e fóruns de suporte que geralmente apresentam orientação passo a passo de desenvolvedores de ponta.

Você nunca está sozinho quando fica preso a um problema Java, já que sua resposta quase sempre está em algum lugar entre esses recursos aparentemente ilimitados (e geralmente gratuitos).
Sistemas Operacionais Suportados para Programação: Android, Linux, macOS, Windows

Linguagem de Programação Swift

Assim como o Java é a linguagem preferida para o desenvolvimento de aplicativos Android nativos, o Swift foi criado pela Apple com o único propósito de programar aplicativos macOS, iOS, watchOS e tvOS. Esta linguagem de código aberto pretende ser uma melhoria no Objective-C , tornando as APIs mais simples de ler e manter enquanto manipula automaticamente o gerenciamento de memória.

Os benchmarks da Swift no hardware da Apple para os quais foi especificamente projetado tendem a impressionar, com uma velocidade notavelmente melhorada sobre aplicativos não-nativos ou desenvolvidos em um idioma diferente. Sua sintaxe básica e bibliotecas são estruturadas de uma maneira que simplesmente faz sentido, propositalmente desviando-se da confusão desnecessária tanto quanto tecnicamente possível em algumas áreas.

Uma das outras razões pelas quais gostamos do Swift como uma linguagem avançada para os programadores mais novos é o aplicativo Swift Playgrounds, que fornece uma das experiências de aprendizado mais agradáveis do momento quando se trata de codificação.
Sistemas Operacionais Suportados para Programação: iOS, macOS.

Linguagem de Programação R

Talvez nenhum campo técnico esteja crescendo mais rápido que o big data, com os salários de cientistas de dados e outras posições relacionadas subindo rapidamente. O aspecto mais atraente deste campo, além do dinheiro, é que ele abrange várias indústrias populares em uma lista cada vez maior. Se você está procurando trabalhar em finanças, esportes, área médica ou em qualquer outro lugar, entender a exploração e o desenvolvimento de dados pode ser o seu ingresso.

Uma linguagem e um ambiente de código aberto, focados em computação estatística e seus gráficos correspondentes, o R é o favorito para analisar e manipular grandes conjuntos de dados. Embora não seja tão estabelecido quanto alguns das outras linguagens neste artigo, há alguns manuais muito úteis disponíveis a partir da equipe principal de desenvolvimento de R, bem como uma série de outros recursos que valem a pena na web.

A curva de aprendizagem pode ser um pouco mais íngreme se você não for matematicamente inclinado por natureza, mas empurrar através desses momentos difíceis pode ser muito gratificante a longo prazo.

Sistemas Operacionais Suportados para Programação: Linux (distribuições mais populares), macOS, Windows.

Outras linguagens notáveis de programação

Isso não deve ser considerado uma lista abrangente, pois sua situação específica pode determinar o aprendizado de outra linguagem como C ++ ou PHP .