Porcelanato líquido: Tudo que você precisa saber

O porcelanato líquido é uma resina que gera pisos monolíticos, aparência uniforme e lisa, sem argamassa, separação ou emenda. O resultado é um belo acabamento super-resistente, de 0,3 mm de espessura, que pode ser usado no exterior e no interior.

Esse tipo de material é muito comum em hospitais, clínicas ou estabelecimentos industriais, já que sua tecnologia o torna resistente a produtos químicos e, nos casos em que é necessário, à proliferação microbiana.

Neste artigo, vamos mostrar tudo que você precisa saber sobre o porcelanato líquido, sobre as vantagens e desvantagens em usá-lo em sua casa, confira a seguir.

Como funciona a porcelanato líquido?

Existem diferentes tipos de porcelanato líquido como: poliuretano, uretano e epóxi. A resina mais conhecida é aquela composta de epóxi; no entanto, também pode incluir outras substâncias, como uretano e poliuretano.

Além das diferenças na composição e estética final, o processo de aplicação pode ser diferente e pode até ter particularidades entre um material e outro.

Todos eles têm uma alta resistência química, mas o epóxi não é resistente aos raios UV, o que torna impossível aplicá-los em áreas externas expostas à luz solar.

Nesses casos, o ideal é usar poliuretano mais resistente aos raios UV e maior resistência química.

Por que usar porcelanato líquido? É bom?

Atualmente, o porcelanato líquido tornou-se uma tendência. Portanto, cada vez mais encontramos esse tipo de resina em ambientes residenciais modernos.

Suas vantagens são diversas: é uma alternativa flexível que pode ser aplicada em outros pisos, incluindo concreto, cimento, pedra ou cerâmica e também nas paredes.

O que o torna uma ótima opção para remodelação. Além de ser um material durável que adiciona brilho e modernidade às superfícies.

Por outro lado, a resistência deste material não só cobre possíveis problemas de erosão, como também é uma boa proposta contra a umidade.

Da mesma forma, pode ser aplicado em climas quentes ou frios, pois é um ótimo isolante. Mas isso não é tudo. Pode ser usado em cozinhas ou banheiros porque é antiderrapante.

Então, se você está procurando um material, para remodelar a área molhada de um banheiro, pense em porcelana líquida, como uma possibilidade, é mais do que viável.

No entanto, é importante saber que, antes de aplicá-lo, é necessário avaliar o quanto a superfície é plana e, em geral, um pré-tratamento é necessário antes de colocar o material.

Como o porcelanato líquido é aplicado?

 

O processo de aplicação de porcelanato líquido não é complicado, mas requer o trabalho especializado de profissionais.

Para começar, o piso original deve ser nivelado. Após este processo, deve ser limpo.

Então, com o piso limpo, o selante é aplicado. Depois de seco, com um rolo que remove as bolhas de ar da resina, o produto é aplicado em cada área.

Atenção neste último passo é essencial. Para evitar deixar marcas, os profissionais usam calçados especiais.

Quais locais pode-se aplicar a porcelanato líquido?

O porcelanato líquido é adequado para aplicar áreas interiores de casas. Esta resina é usada, principalmente, no chão, em cor sólida.

Embora existam também modelos que incluam mais de uma cor e incluam ilustrações. Para atingir este objetivo, antes da resina, é aplicado um adesivo cujo resultado final é o de uma ilusão de ótica.

Desta forma, é possível ilustrar a aparência da natureza, o fundo do mar, obras de arte e outros motivos.

Caso você queira deixar a superfície sem ilustrações, pode jogar com uma ampla gama de cores e acabamentos.

Limpeza e manutenção de porcelanato líquido

O porcelanato líquido é um material altamente resistente que pode ser usado em lojas, residências ou indústrias.

A limpeza do piso só deve ser feita com água e sabão neutro e a vantagem é que a ausência de argamassa reduz a sujeira que se acumularia no piso de porcelana comum.

Outra característica é que este piso não mancho facilmente. A manutenção pode ser feita a cada 4 anos com produtos especiais, como ceras ou poliuretano, para evitar arranhões.

Vantagens e desvantagens de porcelanato líquido

Pode ser aplicado em pouco tempo em cerâmica, azulejos ou concreto. Apenas algumas horas, entre 5 e 20, são necessárias para que o piso pareça novo com um acabamento de revista.

Trabalho limpo na hora de aplicar o porcelanato líquido. Este material, sendo do tipo monolítico, é fácil de limpar e sua colocação não gera resíduos, pois, no caso de uma remodelação, não é necessário remover o piso anterior.

O porcelanato líquido é 3X mais forte que o concreto, não vai lascar rachar ou deformar como telhas ou pisos de madeira.

Ele fornece um desempenho excepcional, mesmo nos ambientes mais agressivos, e possui grande resistência ao impacto, mesmo quando um objeto pesado é lançado para a superfície.

A única desvantagem desse tipo de material seja o preço. Embora na realidade seja um investimento.

A vida útil do porcelanato líquido é prolongada e, como sua aplicação não requer a desmontagem das superfícies antigas, economiza tempo e dinheiro.

Nesse sentido, é uma boa alternativa para remodelar uma casa de banho ou cozinha, uma vez que pode ser aplicada em azulejos antigos ou em cerâmica.

Novidade no mercado: Porcelanato líquido 3D

 

Um estilo inovador, moderno e incrível é oferecido por pisos de porcelanato líquido 3D.

Ideal para pessoas que gostam de manter o chão da sua casa brilhante e bonito.

O porcelanato líquido 3D é uma inovação maravilhosa para aqueles que buscam brilho e perfeição, também oferece ótimas opções em termos de cor e estilo, e o diferencial figuras mais ousadas e desenhos 3D.

Este tipo de piso permite a utilização de murais personalizados ou vinílicos que proporcionam um ambiente inovador e único, é o que se chama atualmente: pisos 3D. Um estilo que está ganhando força e está se tornando moda para o seu acabamento.

Todos os ambientes internos são adequados e são adequados para esta técnica, os quartos, banheiros, sala ou cozinha.

Agora que você já sabe tudo sobre porcelanato liquido é só buscar um profissional para te auxiliar e dar mais orientações referentes aos ambientes que deseja aplicar. 

Continue acompanhando nossas postagens sempre trazemos novidades para deixar sua casa cada vez mais linda, moderna e sofisticada.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *